Análise da tensão x deformação e suas possíveis inter-relações no leito estradal da rodovia de acesso norte do município de Tubarão, a partir de carregamentos limítrofes
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2019Metadata
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Este trabalho refere-se a análise da tensão e deformação dos solos da região limítrofe a Rodovia de Acesso Norte do Munícipio Tubarão e dos possíveis recalques que podem ocorrer caso a região do entorno da Rodovia for ocupada imediatamente ao término da obra. Com acesso as características da área de estudo, foi verificado que o solo mole encontrado na região, antes ocupado pelo cultivo de arroz e pastagem, passou a ceder lugar para a construção de uma extensa rodovia, que além de desafogar o trânsito, facilitará o tráfego e trará um grande desenvolvimento regional para a localidade. Com o intuito de analisar o comportamento desse tipo de solo em relação a mudança de ocupação e tipo de carregamento, foram estudadas características de compressibilidade e seus processos de adensamento e cisalhamento e possibilidade de recalques. Assim, por meio de uma investigação de abordagem quantiqualitativo, do tipo pesquisa de campo, com fundamentação bibliográfica e nível exploratório, foram realizados estudos de carregamento para o solo do entorno, utilizando a Teoria de Adensamento de Terzaghi, perfil estratigráfico, laudos de sondagens e as jazidas de aterro do município, juntamente com a variação de altura da camada de argila presente no solo, para o cálculo do recalque. Ao realizar os cálculos e as verificações necessárias, concluiu-se que, antes de construir na região limítrofe à Rodovia, deve-se elaborar um plano de carregamento geotécnico e proporcionar um comportamento não drenado para a argila a fim de manter a estabilidade dos solos do entorno e minimizar os possíveis recalques. Desse modo, garante-se a estabilidade da Rodovia de Acesso Norte do Município de Tubarão bem como seu uso pleno e o desenvolvimento regional que esta proporcionará com a ocupação em seu entorno.
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