Avaliação para restauração da rodovia SC – 108 (trecho: Urussanga – Criciúma) pelo método PRO 11/79 e PRO 269/94
Date
2019Metadata
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O trabalho objetiva analisar a condição estrutural e funcional da rodovia SC-108, entre Urussanga e Criciúma, a partir de levantamentos efetuados pela empresa IGUATEMI Ltda para o DEINFRA/SC. Com base nestes dados e aplicando os Métodos DNER-PRO-11/79 e DNER-PRO 269/94, incluindo a avaliação de segmentos homogêneos, buscou-se avaliar sob a ótica de melhor atratividade econômica, qual a solução indicada para a restauração do trecho em cada segmento. Os resultados dos levantamentos realizados indicaram um nível de baixo a médio de severidade de defeitos, ocasionando, segundo as metodologias de restauração utilizadas, espessuras de reforço estrutural que variará de 0 (condição do pavimento boa) a 9 cm (condição mais crítica). O que se observa é que a aplicação da metodologia DNER-PRO-11/79 conduz a solução de recuperação do pavimento mais onerosa para os dados dos levantamentos realizados, quando comparada com a solução obtida conforme preconizado pela metodologia DNER-PRO-269/64. Essa diferença se deve pelo fato deste método, basear-se como se todo o revestimento da superfície fosse inutilizável, bem como o único dado abordado do subleito para analise é o raio de curvatura, obtendo resultados com menos precisão de como o pavimento se comporta, como consequência, a solução acaba sendo de um resultado com dimensões maiores. Já o método 269/94 aborda maior quantidade de itens para analisar, identificar a composição do subleito e o quanto do revestimento asfáltico ainda é efetivo, dão resultados mais precisos para a condição do pavimento, levando em conta mais estruturas que ajudam na resistência das cargas, assim, as soluções acabam por ser mais amenas.
Keyword
RestauraçãoPavimentação
Deflexão
PRO 11/79
PRO 269/94
Defeitos
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