Show simple item record

dc.contributor.advisorSandrini, Nádia Maria Soares
dc.contributor.authorSilva, Ellen Patrício
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-09T14:49:26Z
dc.date.available2019-12-09T14:49:26Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/8581
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe a investigar sobre o Ensino Fundamental em uma escola multisseriada, localizada em área rural. Dessa forma, partiu-se das seguintes questões: como se dá a gestão da escola e a organização do ensino em uma escola multisseriada da rede municipal de Laguna- SC? De que forma ocorre o ensino multisseriado e qual sua eficácia no processo de ensino e aprendizagem dos educandos? O professor recebe formação continuada que favoreça a sua atuação? A comunidade participa da vida da escola? Em relação aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória, visto que se buscar maior familiaridade com o tema pesquisado. Com base nos procedimentos técnicos adotados para coleta de dados, define-se a pesquisa como estudo de campo, uma vez que se pretende aprofundar as questões propostas através da imersão da realidade pesquisada de uma única escola e sua comunidade. Quanto a análise dos dados, a pesquisa é qualitativa e tem como técnicas entrevistas, observações e análises documentais, pois se analisa as percepções dos sujeitos pesquisados diante do problema de pesquisa em questão. As análises revelaram que as salas multisseriadas possibilitam maior interação e socialização entre os alunos na veiculação de valores, sua relação com o espaço escolar e nas relações sociais com a comunidade. No entanto, observa-se que nem sempre a escola do campo foi priorizada pelos governantes do município, ocasionando descaso e abandono. Nessa perspectiva, constata-se a necessidade de estudos e reflexões sobre as políticas, organização de ensino, investimento e formação continuada para os docentes.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.language.isosem idiomapt_BR
dc.relation.ispartofPedagogia - Tubarãopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEscola multisseriadapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectOrganização do ensinopt_BR
dc.titleEscola multisseriada: estudo de caso de uma realidade da área rural do município de Laguna - SCpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dc.subject.areaCiências Humanaspt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil

Mantido pela
Unisul
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons