Plano de marketing: um estudo de caso no Blue Tree Premium Florianópolis
Date
2019Metadata
Show full item recordAbstract
Este relatório de estágio possui o objetivo de elaborar um plano de marketing para o Hotel Blue Tree Premium Florianópolis com ênfase na maior competitividade perante o mercado da empresa. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi pesquisa predominante qualitativa bem como a pesquisa de caráter descritiva, quanto ao objeto de pesquisa fora utilizado a exploratória e também estudo de caso. Quanto a coleta de dados, utilizou-se pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com clientes, entrevistas com gestores/funcionários e análise da reputação através da ferramenta Review Pro. A análise e interpretação de dados é classificada como qualitativa. Os principais resultados da pesquisa, no qual foram aplicados 15 (quinze) questionários, são que 37% dos entrevistados afirmam que escolheram o Hotel Blue Tree Premium Florianópolis através da Internet. Quando questionados sobre o que procuram para a escolha de um hotel, 31% dos entrevistados assinalou a opção de localização. Quanto a limpeza, conforto e equipamentos 100% dos entrevistados afirmam que os itens citados possuem qualidade. Todos os entrevistados afirmaram que indicariam o hotel para outras pessoas. Os principais resultados da análise de reputação através do Review Pro, são que no de 2019, através da pesquisa de satisfação enviada aos hospedes, o hotel recebeu 1.056. Entre as respostas, 948 delas tiveram um retorno positivo para o hotel, sendo 60 respostas neutras e apenas 48 negativas. Quanto a seu ranking de reputação o hotel fica entre o primeiro e o terceiro lugar na região comparado a seus principais concorrentes. No roteiro de entrevista aplicado com os gestores colaboradores, possibilitou a melhor compreensão das principais estratégias de marketing utilizada pela empresa, a política de preço utilizada, seus principais diferenciais e as principais ameaças ao hotel. Quanto ao plano de ação de marketing, as principais propostas foram sugerir: o investimento nas mídias sociais com o intuito de promover as postagens; a divulgação em revistas; a aquisição de painel informativo para recepção; o investimento em brindes e utilitários para ações de pós-venda; o investimento em placas e (outdoors) para divulgação nas principais rodovias; e o apoio a eventos na região. Conclui-se, portanto, que há potencial de crescimento para o Hotel Blue Tree Premium Florianópolis em relação a competitividade do mercado e a seus concorrentes, o que pode ser atingido com a aplicação das técnicas obtidas com a realização deste trabalho.
Keyword
Gestão de marketingHotel Blue Tree Premium Florianópolis
Plano de ação de marketing
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências Sociais AplicadasCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms