Caracterização da utilização de rede social por acadêmicos de medicina matriculados em uma universidade do estado de Santa Catarina
Date
2019Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: A ansiedade é caracterizada patológica quando exagerada e desproporcional ao estímulo que levou a ela, a prevalência gira em torno de 25%, principalmente em mulheres jovens. Situações de muito estresse podem acarretar em sintomas ansiosos. O estudante de medicina passa por momentos que são difíceis de enfrentar, levando a uma maior prevalência de sintomas ansiosos quando comparado com a população geral. As redes sociais são comuns nos dias de hoje e o número de usuários só aumenta, principalmente entre os jovens. Assim como existem os benefícios também há efeitos prejudiciais da adiccção a elas. O presente estudo objetivou estimar a prevalência de sintomas ansiosos em acadêmicos de medicina usuários de rede social matriculados em uma universidade do estado de Santa Catarina.
Métodos: Estudo epidemiológico transversal, baseado na técnica de aplicação de questionário, aplicado em 284 acadêmicos de medicina matriculados na Universidade do Sul de Santa Catarina do primeiro ao oitavo semestre.
Resultados: Foi encontrada uma prevalência de 99,30% em relação ao uso de rede social, 46,10% na presença de sintomas quando impossibilitado, 42,91% ao utilizar rede social, 22,70% não conseguem viver sem rede social, 13,12% com problemas de percepção da realidade na rede social.
Conclusões: A prevalência de sintomas ansiosos está intimamente relacionada com o uso abusivo das redes sociais, sendo a quantidade de horas gastas no dia, quantidade de vezes acessadas, dependência a rede, prejuízo à vida diária e percepção da realidade na rede os fatores que mais demonstraram relação com o aumento dos sintomas.
Keyword
AdolescenteAnsiedade
Rede social
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências da SaúdeCollections
- Medicina - Tubarão [245]
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms