Professor profissional ou profissional professor: breve olhar sobre a formação de professores de um curso de engenharia civil de Santa Catarina
Date
2019Metadata
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No Brasil, o Ensino Superior é oferecido nas modalidades de bacharelado, licenciatura e formação tecnológica. O profissional que atua nos cursos de bacharelado e formação tecnológica são, em sua maioria, bacharéis ou tecnólogos, e não têm, necessariamente, formação docente, que é responsabilidade da licenciatura. A LDB 9394/96, em seu Art. 52, inciso II, prevê que pelo menos um terço do corpo docente tenha titulação acadêmica de mestrado ou doutorado para atuar nos cursos de nível superior, mas não obriga a formação docente (pedagógica) de profissionais que não cursaram licenciatura. Este problema é contornado pela pós-graduação lato sensu e pela formação continuada oferecida pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Entre estes cursos está o de Engenharia Civil, objeto de nossa pesquisa, onde subsídios foram buscados para responder ao questionamento norteador: o professor do curso de Engenharia Civil entende sua identidade como Engenheiro Civil profissional ou como Professor de Engenharia Civil? Através de uma pesquisa exploratória, de campo e com amostragem em uma universidade no sul de Santa Catarina, a investigação buscou, por meio de questionário e entrevista semiestruturada, responder ao questionamento de pesquisa delineado. Como método de análise, o Discurso do Sujeito Coletivo baseado em Lefevre e Lefevre (2006) foi escolhido, utilizando o software WebQDA. A amostra da pesquisa foi composta pelos docentes atuando no curso selecionado em dois campi, durante o primeiro semestre de 2018, totalizando 23 respondentes em cada câmpus. Foram realizadas 4 entrevistas semiestruturadas com 2 professores de cada câmpus. Nossos resultados apontam que não é possível generalizar a identidade ou formação dos docentes pesquisados, dada sua diversidade e individualidade. Contudo, nossos estudos apontam para a necessidade de mudanças políticas na formação de professores no Ensino Superior.
Keyword
Ensino superiorPerfil docente
Organização de processos educativos
Engenharia civil
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Ciências HumanasCollections
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