Análise da relação entre a cultura organizacional e o ambiente propício ao desenvolvimento de inovações: estudo em uma instituição de ensino
Date
2019Metadata
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Uma instituição que analisa a sua cultura organizacional como facilitadora para o
desenvolvimento de inovações, pode tornar esta, uma propulsora valiosa para o
atingimento das suas metas e para a realização de sua função social. A cultura
organizacional é fator importante para efetuar mudanças nas instituições, por meio
do encorajamento de comportamentos inovadores e empreendedores. A inovação
dentro de instituições de ensino é muito demandada por estar inserida em uma
sociedade em constante transformação e ser por meio dela de há a inserção do
cidadão em seu ambiente de trabalho. Criar um ambiente que favoreça a inovação é
algo complexo, visto que, ela vai muito além da disponibilização de recursos
materiais ou financeiros, é importante que os servidores que compõem a instituição
tenham essa prática internalizada e as desenvolvam de forma natural no
desempenho de suas atividades. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é
analisar a relação entre a cultura organizacional e o ambiente propício ao
desenvolvimento de inovações, tendo como objeto de estudo uma instituição de
ensino. Tema este que se alinha com a Linha de Pesquisa Inovação e Sociedade do
Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul. Para análise dessa
relação foi utilizado o modelo proposto por Machado e Carvalho (2013) o qual interrelacionam a Cultura organizacional com o ambiente propício ao desenvolvimento de
inovações. Assim, com o intuito de atender ao objetivo geral desta pesquisa, optouse pela realização de um estudo de abordagem quantitativa, definido quanto aos
objetivos como descritivo, de corte transversal, e de método survey. Os tratamentos
dos dados se deram por meio de análise descritiva para a caracterização da
instituição ao qual foi composta a amostra e, verificação da distribuição dos dados
para cada constructo da pesquisa, utilizando a análise de frequência. Posteriormente
foram realizados os testes de confiabilidade Alpha de Cronbach, Confiabilidade
Composta e Variância Média Extraída e o modelo ajustado considerando os índices
propostos pela literatura. Por fim, foi realizada a Modelagem de Equações
Estruturais por meio do software SPSS com a extensão AMOS, com intuito de
verificar a relação entre os construtos do modelo e testar as hipóteses. A pesquisa
demonstrou como resultado, que os servidores percebem que a cultura da Instituição
é mais coletivista do que individualista e com pequena distância do poder. Também
perceberam a presença das dimensões resultados, processos, liderança, autonomia,
relacionamento interno do grupo de inovações, dependência, formalização e
efetividade no relacionamento como presente no ambiente favorável ao
desenvolvimento de inovações, verificando assim que o modelo usado incluindo as
dimensões de inovação e as dimensões relacionadas à cultura organização é
aderente. Isso permite validar H1, H2, H3 e H5. Portanto, os resultados evidenciam
uma relação positiva entre os construtos da pesquisa, exceto no que tange a relação
entre o grupo de Cultura Organizacional com as Dimensões Externas dos grupos de
inovação sobre os Resultados. Conclui-se que a instituição de ensino pesquisada
possui uma cultura organizacional que é propensa, favorável e se relaciona
positivamente ao desenvolvimento de inovações. Essa evidência cria um ambiente
capaz de gerar insights significativos para o desenvolvimento da missão institucional
da organização pesquisada.
Keyword
Cultura organizacionalInovação
Instituição de ensino
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Ciências Sociais AplicadasCollections
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