"Make America Great Again": o discurso anti-imigração estadunidense
Data
2019Metadados
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho, tem por objetivo analisar os movimentos nacionalistas e populistas de direita e conservadores através do discurso anti-imigração. Essas reações representam as crises de identidade no mundo, que nada mais são a descrença e o descontentamento das populações com a classe política devido a: perda de empregos, diminuição dos salários, estagnação da economia e insegurança. Um momento político em que políticos e líderes demagogos usam do ressentimento dos nacionais contra os imigrantes culpando-os pelos problemas internos do país.
Para entender a abordagem anti-imigração atual dos políticos republicanos dos Estados Unidos, este trabalho está dividido em quatro capítulos e conta com uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, em sites oficiais, imprensa, redes sociais de políticos republicanos do Congresso Nacional dos Estados Unidos: 196 deputados e 51 senadores, além da centralidade na figura do presidente eleito Donald Trump no discurso anti-imigração no país.
No primeiro capítulo é apresentada uma breve introdução sobres os movimentos migratórios na atualidade. No segundo, são analisados os dois grandes eventos que tiveram maior repercussão desses movimentos nacionalistas no mundo: a aprovação do Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia, e a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Em ambos, são analisados os discursos e as justificativas dadas pelos políticos e líderes em defesa da soberania nacional. No terceiro, é apresentado a configuração e o mapeamento do Congresso Nacional estadunidense no momento atual e a introdução dos assuntos mais citados nas falas dos políticos, esclarecendo as questões. Por último, o quarto capítulo apresenta os pilares da reforma do sistema de imigração estadunidense propostas por Trump, que coincide com a abordagem política atual mostrada pela pesquisa como também os assuntos mais problemáticos no país, as propostas apontadas como solução, projetos e mudanças nas leis para melhorar o sistema de imigração nacional.
A conclusão do trabalho constata como a sociedade estadunidense incentiva somente um tipo de imigrante, altamente especializado, opondo-se a outros tipos de imigrantes, utilizando de desculpas econômicas e de segurança para problematizar e criminalizar aqueles que, em busca de uma vida melhor, buscam a cidadania americana.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
- Clique no ícone do Creative Commons para conhecer as condições de licenciamento