Jogo de cena e o dispositivo fílmico de Eduardo Coutinho como construção de uma ética documental
Abstract
A presente dissertação tem como objetivo perceber como o dispositivo de Jogo de Cena (2007) é formado a partir do desenvolvimento e das mudanças dos dispositivos dos outros filmes documentais de Coutinho. De igual modo, buscou-se compreender como este dispositivo é criado para dar conta de uma demanda ética das relações entre documentarista, documentado, tema e espectador. Para esse objetivo, se mostrou necessária uma conceitualização do termo dispositivo no estudo do documentário, de forma a identificar quando o conceito de dispositivo surge e também as modificações do termo por diferentes autores até chegar à definição de regras de jogo. A pesquisa trata, portanto, das demandas éticas para a história do documentário a fim de compreender como, em cada tempo, movido por questões éticas próprias, o documentário ganhou diferentes formas. Por fim, analisou-se como as relações éticas e os dispositivos aparecem na filmografia documental do diretor para pensar como esses elementos são construídos em cada filme e como são construídos, em especial, em Jogo de Cena (2007), além de investigar em que esse documentário difere dos outros da carreira do diretor.
Keyword
DocumentárioDispositivo
Ética
Eduardo Coutinho
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Linguística, Letras e ArtesCollections
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