Proposta de Parque Ambiental para a Lagoa Pequena | Distrito do Campeche - Florianópolis/ SC
Date
2019Metadata
Show full item recordAbstract
O distrito do Campeche, localizado no município de Florianópolis/SC, sofreu um intenso processo de crescimento urbano a partir da década de 1980. Em grande parte, este processo foi desordenado e oriundo da implantação de loteamentos irregulares, causando impacto sobre a natureza devido a expansão sobre áreas antes vegetadas, descaracterizando ou destruindo os ecossistemas. Nas últimas décadas, o processo de urbanização foi intensificado e agravado pela especulação imobiliária, colocando as áreas vegetadas remanescentes em risco de extinção.
Para auxiliar na compreensão dos impactos causados pela expansão urbana foram analisados referenciais teóricos que expõem a respeito da relação do meio urbano com a natureza, a importância dos sistemas de espaços livres públicos, a paisagem e o paisagismo. Do mesmo modo, como o processo de ocupação e legislações influenciaram e tem influenciado nas características físico-ambientais da Lagoa Pequena e seu entorno e quais são suas potencialidades, determinadas pela leitura urbano-paisagística e análise de referenciais projetuais.
A Proposta de Parque Ambiental para a Lagoa Pequena apresenta a importância da relação do homem com a natureza, dos sistemas de espaços livres públicos como estruturadores do tecido urbano e da preservação ambiental como garantia de conservação de ecossistemas, da regeneração ambiental e da qualidade de vida do homem.
Keyword
Arquitetura e urbanismoPreservação Ambiental
Ecossistemas
Espaços livres públicos
Vegetação
Parque Ambiental
Regeneração Ambiental
Lagoa Pequena
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-subject-area
Ciências Sociais AplicadasCollections
The following license files are associated with this item:
- Click the Creative Commons icon for to know licensing terms