Modelo de apoio à gestão da elaboração de projetos de infraestrutura de esgoto: um estudo de caso
Date
2020Metadata
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As consequências de um precário saneamento estão dentre as causas que mais comprometem
a qualidade de vida, bem-estar social e o crescimento econômico. Por requerer infraestruturas
onerosas e escassos recursos, este serviço tem na gestão técnica e financeira seu elo crítico. A
necessidade de transparência operacional cria a necessidade de elaboração de um projeto e, a
partir deste, um orçamento para viabilizá-lo técnica e financeiramente. Nesse contexto,
emerge a seguinte pergunta de pesquisa: Quais aspectos (critérios) considerar na gestão da
elaboração de Projetos de Infraestrutura de Esgoto em uma concessionária do Sul do Brasil, a
fim de criar as condições para obter menores custos, menores prazos e qualidade desejada das
obras realizadas, segundo a percepção do gestor? O objetivo da pesquisa é: construir um
modelo multicritério construtivista para a gestão da elaboração de Projetos de Infraestrutura
de Esgoto em uma concessionária do Sul do Brasil, a fim de criar as condições para obter
menores custos, menores prazos e qualidade desejada das obras realizadas. Segue a
abordagem construtivista, quali-quantitativa, tendo como instrumento para revisão da
literatura o ProKnow-C, a partir do qual foi construído um portfólio bibliográfico com 20
artigos alinhados ao tema e de destaque, e para a construção do modelo a metodologia
MCDA-C, que permitiu identificar, organizar, mensurar e integrar 31 critérios considerados
pelo gestor como essenciais à gestão de projetos de saneamento. Na pesquisa bibliográfica, o
trabalho de maior destaque foi o de Meng (2012), cujo título é The effect of relationship
management on project performance in Construction, publicado no International Journal of
Project Management em 2012. O autor de maior destaque é Chan, A. P. C., e os periódicos de
maior relevância foram o Journal of Construction Engineering and Management e
International Journal of Project Management. O modelo foi construído e ilustrado para uma
Companhia de Saneamento, evidenciando seus pontos de destaque e suas vulnerabilidades, e
para estas o modelo ilustra o processo para identificar e operacionalizar ações para seu
aperfeiçoamento, em que foram encontradas quatro grandes áreas de preocupação: i) Termos
Aditivos; ii) Prazos; iii) Estimativas; e iv) Aprendizado, sendo que o melhor desempenho da
Gerência em Estudo se dá na área de preocupação Estimativas, com 88,63 e o pior
desempenho é na área de preocupação Aprendizado, com 35,58
Keyword
Avaliação de desempenhoSaneamento
Projeto
Orçamento
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Ciências Sociais AplicadasCollections
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