Práticas alimentares e estado nutricional de estudantes de uma universidade comunitária da Grande Florianópolis
Data
2020Metadados
Mostrar registro completoResumo
Objetivo: Avaliar as práticas alimentares e o estado nutricional de estudantes de uma universidade comunitária da Grande Florianópolis.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, com estudantes matriculados nos cursos de graduação da área da saúde de uma universidade comunitária no estado de Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por um questionário online composto pelo Instrumento para Avaliação das Práticas Alimentares de Estudantes Universitários (IPRAE). Adaptado para a atual pesquisa, ordenado em três seções: Características da alimentação; Estado nutricional e Dados sociodemográficos. Foi incluído o IMC de acordo com a altura e o peso autorreferidos pelos participantes. Os participantes leram e aceitaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido contendo as informações e orientações sobre a pesquisa. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da universidade.
Resultados: Participaram do estudo 120 universitários com faixa etária entre 18 e 48 anos, sendo a maioria do sexo feminino (90,8%) e o curso de nutrição com maior participação (30,0%). Mais da metade da amostra (65,0%) foi classificada como eutrófica segundo o Índice de Massa Corporal. Foi observado que a maioria prepara suas refeições em casa, e tem como principal refeição o almoço. Os alimentos consumidos com maior frequência são leguminosas, legumes ou verduras e frutas in natura.
Conclusão: A população analisada apresenta resultados positivos para as práticas alimentares e estado nutricional. Recomenda-se que estudos futuros sejam conduzidos com amostras de outras áreas do conhecimento.
Palavra-chave
Estado nutricionalUniversitários
Hábitos alimentares
Área do Conhecimento
Ciências da SaúdeColeções
- Nutrição - Pedra Branca [101]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
- Clique no ícone do Creative Commons para conhecer as condições de licenciamento