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dc.contributor.advisorRauen, Fábio José
dc.contributor.authorCataneo, Vanessa Isabel
dc.coverage.spatialTubarãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T14:11:41Z
dc.date.available2020-07-24T14:11:41Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.riuni.unisul.br/handle/12345/9986
dc.descriptionI verified in this thesis – from goal-conciliation, relevance and registers of semiotic representation theoretic notions, and through activities that require the conversion of representations mediated by GeoGebra software in cell phones – the increasing of the conceptual understanding of first-degree linear systems. So, I elaborated a didactic sequence, applied it with 8th-grade students from Samuel Sandrini Elementary School in Orleans (SC), and evaluated it in terms of the pertinence of the association of theories, and of the mediation of the application. The results suggest that the conscious and planned individual use application in the classroom, as a support for the systems graphics interpretation and classification, contributed to the students’ interest and productivity, enabling the conversion of representations and helping the treatment. In addition, the study suggests pieces of evidence to understand how plans of intentional action toward goal self and/or hetero-conciliation superordinates relevant balances of cognitive costs and benefits, that superordinates the cognitive operations of identifying significant units, treatment, and conversion of semiotic representations, suggesting a methodology to elaborate and to evaluate educational interventions.pt_BR
dc.description.abstractVerifica-se nesta tese – a partir das noções teóricas de conciliação de metas, relevância e registros de representação semiótica, e de atividades que demandam a conversão de representações mediadas pelo software GeoGebra em celulares – a potencialização da compreensão conceptual de sistemas lineares de 1º grau. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática, que foi aplicada com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Samuel Sandrini de Orleans (SC) e avaliada em termos da pertinência da associação das teorias e da mediação do aplicativo. Os resultados sugerem que o uso individual consciente e planejado do aplicativo em sala de aula, como apoio para a interpretação gráfica e a classificação dos sistemas, contribuiu para o interesse e a produtividade dos estudantes, viabilizando a conversão de representações e auxiliando a aferir erros de tratamento. Além disso, o estudo sugere pistas de como operações cognitivas de identificação de unidades significativas, tratamento e conversão são orientadas por uma relação relevante de custos e benefícios cognitivos que, por sua vez, estão a serviço de um plano de ação intencional em direção a auto e/ou heteroconciliação de metas, sugerindo uma metodologia para elaborar e avaliar intervenções educacionais.pt_BR
dc.format.extent144 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Linguagempt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino e aprendizagem de sistemas lineares do 1° graupt_BR
dc.subjectAplicativos móveis em sala de aulapt_BR
dc.subjectConciliação de metaspt_BR
dc.subjectRelevânciapt_BR
dc.subjectRegistros de representação semióticapt_BR
dc.titleCompreensão conceptual de sistemas lineares: estudo de caso com o Software Geogebra em celularespt_BR
dc.title.alternativeConceptual understanding of Linear Systems: a case Study with GeoGebra Software on mobile phonespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.areaLinguística, Letras e Artespt_BR


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